Quando se trata de jogos, o cenário ideal é que todos possam desfrutar de qualquer conteúdo que desejarem de qualquer maneira. Como tal, a acessibilidade tem sido uma área fundamental que todos os fabricantes de plataformas estão olhando. A Microsoft já tem seu Xbox Adaptive Controller , e agora, PlayStation e Sony também estão apresentando sua própria solução na forma do Projeto Leonardo , um kit de controle do PS5.


Anunciado na CES 2023, a empresa compartilhou mais em uma postagem de blog detalhada . O Projeto Leonardo foi “construído para enfrentar desafios comuns enfrentados por muitos jogadores com controle motor limitado, incluindo dificuldade em segurar um controle por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos ou posicionar polegares e dedos de maneira ideal em um controle padrão”.

O Projeto Leonardo será um kit robusto de componentes intercambiáveis, incluindo diferentes tampas de sticks analógicos e botões em diferentes formas e tamanhos. Os jogadores podem usar esses componentes para criar uma ampla gama de layouts de controle, com a distância do stick analógico do gamepad sendo ajustável para atender à preferência do jogador. Esses componentes permitem que os jogadores encontrem uma configuração que funcione para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas.

Para aprimorar ainda mais a experiência de jogo, também será possível a personalização do software em termos de mapeamento de botões e perfis de controle. Se você precisar mapear duas funções no mesmo botão, o Projeto Leonardo tornará isso possível.


Este kit de controle pode ser usado como um controlador autônomo ou emparelhado com controladores sem fio Project Leonardo ou DualSense adicionais. Até dois controladores Project Leonardo e um controlador sem fio DualSense podem ser usados juntos como um único controlador virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos para atender às suas necessidades específicas de jogo ou para jogar em colaboração com outros.


A presença de quatro portas AUX de 3,5 mm ajuda a suportar uma variedade de switches externos e acessórios de acessibilidade de terceiros. Isso permite que os usuários integrem interruptores, botões ou sticks analógicos com o controlador do Projeto Leonardo. Seu design simétrico dividido também permite que os jogadores reposicionem os manípulos analógicos, com o controlador deitado sem a necessidade de ser segurado,

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“O Projeto Leonardo faz parte da família de produtos PS5 e é baseado no mesmo conceito de design. Fomos inspirados pela ideia de todos os jogadores aproveitarem o mundo do PlayStation juntos. Nossa equipe testou mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, procurando abordagens que ajudassem a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controlador. Finalmente decidimos por um design de ‘controlador dividido’ que permite o reposicionamento do joystick esquerdo/direito quase de forma livre, pode ser usado sem a necessidade de ser segurado e possui troca de botão e tampa do stick muito flexível”, disse So Morimoto, designer da Sony Interactive Entertainment.

“Como os jogadores podem personalizar o Projeto Leonardo de acordo com suas necessidades, não existe um fator de forma ‘certo’. Queremos capacitá-los a criar suas próprias configurações. O controlador também pode aceitar de forma flexível combinações de acessórios de acessibilidade para criar uma estética única. Estou animado com o fato de que o design será concluído por meio da colaboração com os jogadores, em vez de apresentá-los com um único fator de forma”.